Sunday, January 11, 2004

Há oportunidades que ou as agarrámos prontamente ou elas desperdiçam-se irremediávelmente no passar do tempo. Dizia-me um amigo há tempos que há timings para tudo e que a vida para ele não era mais do que um gigantesco relógio, cujos ponteiros não se compadecem com hesitações ou reflexões demoradas. O truque seria simplesmente apanhar boleia desses ponteiros magnifícos e absorver os segundos que passam como se fossem os últimos, porque nunca se sabe quando o relógio poderá avariar... Mas esse truque torna tudo tão superficial que me arrepia só de pensar que as coisas não têm que ter origens nem significados. Sentir-me-ia perdida se não tivesse que rotular momentos, escondê-los na memória numa tentativa de atraiçoar o próprio tempo. Sentir-me-ia vazia se não parasse de vez em quando para questionar um caminho ou uma resposta. Contudo, acredito que esse meu amigo tenha mesmo razão... a sua teoria é talvez a mais sábia de tão simples. Deixarmos de querer esquematizar as coisas no nosso pensamento de modo a ordená-las, dando-lhes um sentido lógico e ideal, será provavelmente a melhor solução para as conseguir viver plenamente.
Talvez a vida seja mesmo um “Big-Ben” disfarçado e nós simples seres à boleia para uma viagem sem retorno...

No comments: